07 de setembro em Tarumirim

Aniversário de 188 anos de Independência do Brasil
Estamos hoje rememorando o 07 de setembro de 1822, quando D Pedro I, partindo de Santos para São Paulo e estando às margens do Rio Ipiranga, recebe uma carta das autoridades portuguesas na qual se dizia que ele imediatamente deveria voltar para Portugal. Como já tinha a intenção de permanecer no Brasil e o torná-lo independente ali ele ergueu a espada e gritou “Independência ou morte”. Daí para cá consideramos essa data como o marco histórico da Independência do Brasil.
Mas para entender o processo de independência do Brasil temos que levar em consideração duas questões: primeiro, o ato de D. Pedro I não foi ato isolado, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII; segundo, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.
Desde as últimas décadas do século XVIII inicia-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial. No Brasil, essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, destacando-se a Inconfidência Mineira (1789), e a Conjuração Baiana (1789). Foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano. Era apenas o início do processo de independência política do Brasil, que se estende até 1822 com o "sete de setembro". Esta situação de crise do antigo sistema colonial, era na verdade, parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela difusão do liberalismo econômico e dos princípios iluministas, que juntos formarão a base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789). Trata-se de um dos mais importantes movimentos de transição na História, assinalado pela passagem da idade moderna para a contemporânea, representada pela transição do capitalismo comercial para o industrial.

Os Movimentos de Emancipação
A Inconfidência Mineira destacou-se por ter sido o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa história. Outros movimentos de emancipação também foram controlados, como a Conjuração do Rio de Janeiro em 1794, a Conjuração Baiana (1789), a Conspiração dos Suaçunas em Pernambuco (1801) e a Revolução Pernambucana de 1817.

Significado da Independência
A independência não marcou nenhuma ruptura com o processo de nossa história colonial. As bases sócio-econômicas (trabalho escravo, monocultura e latifúndio), que representavam a manutenção dos privilégios aristocráticos, permaneceram inalteradas. O "sete de setembro" foi apenas a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.

Tarumirim, 07 de setembro de 2010
S. M. de Educação
Abaixo, fotos do 07 de setembro em Tarumirim/MG
Bandeira construída pela equipe da SME
Hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional
Autoridades presentes ao hasteamento
Autoridades presentes no desfile, entre elas o Major Primo.
Corpo de Bombeiros do sexto batalhão de Minas Gerais
Corpo de Bombeiros
Viaturas do Corpo de Bombeiros
Coreografia da EE Maria Teixeira
Pelotão de Bandeiras da EE Maria Teixeira
Banda de Música
Escolinha Municipal de Futebol
CE Construção do Saber
EE Manoel Joaquim de Andrade
EE Sinfrônio Bonfim
EE Olegário Maciel - Bananal de Cima
EE Povoado de Dom Carloto
EE Engenheiro Amaro - Taruaçu
EE Pimenta da Veiga - Vai Volta
EM Francisco Martins da Fonseca - São Vicente
EM São Sebastião
EE Beija Flor
EE Maria Teixeira da Fonseca
Agradecimentos do Prefeito Mirico
Agradecimentos do Secretário de Educação Ronaldo
Jantar oferecido pela Diretora Angelina ao Corpo de Bombeiros