Tarumirim realiza comemorações de 07 de Setembro de 2011

Tema das comemorações do 07 de setembro de 2011
BRAVA GENTE BRASILEIRA
Estamos hoje rememorando o 07 de setembro de 1822, quando D Pedro I, partindo de Santos para São Paulo e estando às margens do Rio Ipiranga, recebe uma carta das autoridades portuguesas na qual se dizia que ele imediatamente deveria voltar para Portugal. Como já tinha a intenção de permanecer no Brasil e o torná-lo independente ali ele ergueu a espada e gritou “Independência ou morte”. Daí para cá consideramos essa data como o marco histórico da Independência do Brasil. Mas para entender o processo de independência do Brasil temos que levar em consideração duas questões: primeiro, o ato de D. Pedro I não foi ato isolado, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII; segundo, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.Desde as últimas décadas do século XVIII inicia-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial. No Brasil, essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, destacando-se a Inconfidência Mineira (1789), e a Conjuração Baiana (1789). Foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano. Era apenas o início do processo de independência política do Brasil, que se estende até 1822 com o "sete de setembro". Esta situação de crise do antigo sistema colonial, era na verdade, parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela difusão do liberalismo econômico e dos princípios iluministas, que juntos formarão a base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789). Trata-se de um dos mais importantes movimentos de transição na História, assinalado pela passagem da idade moderna para a contemporânea, representada pela transição do capitalismo comercial para o industrial.
Os Movimentos de Emancipação
A Inconfidência Mineira destacou-se por ter sido o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa história. Outros movimentos de emancipação também foram controlados, como a Conjuração do Rio de Janeiro em 1794, a Conjuração Baiana (1789), aConspiração dos Suaçunas em Pernambuco (1801) e a Revolução Pernambucana de 1817. 
Significado da Independência
A independência não marcou nenhuma ruptura com o processo de nossa história colonial. As bases sócio-econômicas (trabalho escravo, monocultura e latifúndio), que representavam a manutenção dos privilégios aristocráticos, permaneceram inalteradas. O "sete de setembro" foi apenas a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.
Tarumirim, 07 de setembro de 2011






























SME TARUMIRIM

Tarumirim celebra a Independência do Brasil com o tema Brava Gente Brasileira

07 de setembro de 2011 
189 anos de Independência do Brasil
Tema: Brava gente brasileira


Apresentações das escolas
1)Poesia
Escola Municipal Francisco Martins da Fonseca – Brava Gente Brasileira
Escola Estadual Francisca Hilária da Silva - “Brasileiro”- Ivete Zangalo


2)Coreografia
Escola Estadual Benedito Quintino dos Santos - Brasil Meu País Tropical
Escola Municipal São Sebastião - Aquarela do Brasil
Escola Estadual Engenheiro Amaro Ferreira - Aquarela


3)Dança
Escola Estadual Manoel Joaquim de Andrade – (Meu Brasil, Meu Orgulho)


4)Música
Escola Estadual do Povoado de Dom Carloto - (“Anjos da Guarda”- Leci Brandão)
Escola Estadual Rui Barbosa - (Hino Independência)


5) Teatro
Escola Estadual Olegário Maciel: não irá participar do evento


6)Jogral
Escola Estadual Beija Flor – (Um lugar ao sol)


7)Paródia
Escola Estadual Pimenta da Veiga -
Escola Municipal Agener Soares -


8) Teatro de Mímica
Escola Estadual Sinfrônio Bonfim -


9) Desfile (apresentação conjunta)
Escolas Municipais Rurais e Escola Municipal Ilda Pereira de Lima - (Brava Gente Brasileira)

SME TARUMIRIM

Novas regras para a movimentação financeira dos recursos repassados pelo FNDE

Tanto Tarumirim como os demais municípios brasileiros terão que se adequar às novas regras para a movimentação de recursos de alguns programas federais. Tais regras passaram a valer desde o dia 27 de agosto deste ano.
Estabelecidas pelo Decreto Presidencial nº 7.507/2011 e detalhadas no âmbito do Ministério da Educação pela Resolução nº 44/2011, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as normas envolvem programas como os de alimentação escolar (PNAE) e de transporte escolar (PNATE), Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), Brasil Alfabetizado e Projovem, além do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Proinfância-Manutenção.
Uma das mudanças principais proíbe que estados, municípios e o Distrito Federal façam pagamentos por meio de cheques e determina que a movimentação dos recursos seja realizada exclusivamente por meio eletrônico, mediante crédito em conta corrente de fornecedores e prestadores de serviços, para que sejam identificados os favorecidos dos pagamentos efetuados. “Essa medida vai permitir maior controle e mais transparência sobre os gastos dos recursos repassados pelo FNDE, além de facilitar a análise das prestações de contas”, segundo Gina Loubach, coordenadora-geral de execução e operação financeira do FNDE
No caso de cheques emitidos e não compensados até amanhã, dia 26, os entes federados deverão resgatá-los junto aos fornecedores para efetuar o pagamento por meio eletrônico. Caso não seja possível, os débitos lançados em suas contas deverão ser justificados nas correspondentes prestações de contas.
Outra novidade é que, independentemente de autorização do titular da conta, o FNDE divulgará mensalmente em seu portal na internet os extratos das contas correntes movimentadas pelos estados, Distrito Federal e municípios, com a identificação dos beneficiários dos pagamentos realizados.
A legislação que regulamenta o Decreto nº 7.507/2011 consta do portal do FNDE na internet, no endereço www.fnde.gov.br.

SME TARUMIRIM