Tema das comemorações do 07 de setembro de 2011
BRAVA GENTE BRASILEIRA
Estamos hoje rememorando o 07 de setembro de 1822, quando D Pedro I, partindo de Santos para São Paulo e estando às margens do Rio Ipiranga, recebe uma carta das autoridades portuguesas na qual se dizia que ele imediatamente deveria voltar para Portugal. Como já tinha a intenção de permanecer no Brasil e o torná-lo independente ali ele ergueu a espada e gritou “Independência ou morte”. Daí para cá consideramos essa data como o marco histórico da Independência do Brasil. Mas para entender o processo de independência do Brasil temos que levar em consideração duas questões: primeiro, o ato de D. Pedro I não foi ato isolado, e sim um acontecimento que integra o processo de crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do século XVIII; segundo, perceber que a independência do Brasil, restringiu-se à esfera política, não alterando em nada a realidade sócio-econômica, que se manteve com as mesmas características do período colonial.Desde as últimas décadas do século XVIII inicia-se na América Latina a crise do Antigo Sistema Colonial. No Brasil, essa crise foi marcada pelas rebeliões de emancipação, destacando-se a Inconfidência Mineira (1789), e a Conjuração Baiana (1789). Foram os primeiros movimentos sociais da história do Brasil a questionar o pacto colonial e assumir um caráter republicano. Era apenas o início do processo de independência política do Brasil, que se estende até 1822 com o "sete de setembro". Esta situação de crise do antigo sistema colonial, era na verdade, parte integrante da decadência do Antigo Regime europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela difusão do liberalismo econômico e dos princípios iluministas, que juntos formarão a base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789). Trata-se de um dos mais importantes movimentos de transição na História, assinalado pela passagem da idade moderna para a contemporânea, representada pela transição do capitalismo comercial para o industrial.
Os Movimentos de Emancipação
A Inconfidência Mineira destacou-se por ter sido o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa história. Outros movimentos de emancipação também foram controlados, como a Conjuração do Rio de Janeiro em 1794, a Conjuração Baiana (1789), aConspiração dos Suaçunas em Pernambuco (1801) e a Revolução Pernambucana de 1817.
Significado da Independência
A independência não marcou nenhuma ruptura com o processo de nossa história colonial. As bases sócio-econômicas (trabalho escravo, monocultura e latifúndio), que representavam a manutenção dos privilégios aristocráticos, permaneceram inalteradas. O "sete de setembro" foi apenas a consolidação de uma ruptura política, que já começara 14 anos atrás, com a abertura dos portos.
Tarumirim, 07 de setembro de 2011