Você já ouviu falar dos conselhos escolares? Pois é, ainda este ano cada escola da rede municipal de Tarumirim terá um.
Mas qual é a importância de um Conselho Escolar? Que mudança ou melhoria isso poderá trazer para as escolas? Vamos, de forma resumida, falar sobre isso.
O Conselho Escolar é o órgão máximo da escola; agrega representantes dos pais, alunos, funcionários, professores e direção da escola, construindo-se como meio permanente da prática democrática e participativa nos aspectos consultivo, deliberativo e fiscalizador. É o órgão gestor que cria mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar, desde a definição da programação e aplicação de recursos financeiros, do projeto político-administrativo-pedagógico, da eleboração e alteração do Regimento escolar, da definição do calendário escolar, observando a legislação vigente.
Realizada a cada dois anos, a eleição para Conselhos Escolares nas escolas públicas municipais busca a comunidade escolar para junto à direção garantir uma gestão efetivamente democrática. Atualmente podem votar todos os alunos maiores de doze anos, os pais do aluno menor de dezesseis anos, todos os professores e todos os funcionários da escola.
Por isso, procure saber na escola municipal onde seu filho estuda como está o andamento para a formação do Conselho Escolar e apresente-se como candidato a participar da eleição de escolha dos membros, afinal a importância da comunidade é essencial.
A Secretaria Muncipal, empenhada nessa tarefa por uma educação democrática e de qualidade, deu aos diretores de escola prazo até dia 17 de julho para apresentarem relatórios e atas de reuniões confirmando a formação dos conselhos escolares.
Estamos em direção ao progresso.