CONSELHOS ESCOLARES

EM 2009 TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE TARUMIRIM TERÃO CONSELHOS ESCOLARES.
Você já ouviu falar dos conselhos escolares? Pois é, ainda este ano cada escola da rede municipal de Tarumirim terá um.
Mas qual é a importância de um Conselho Escolar? Que mudança ou melhoria isso poderá trazer para as escolas? Vamos, de forma resumida, falar sobre isso.
O Conselho Escolar é o órgão máximo da escola; agrega representantes dos pais, alunos, funcionários, professores e direção da escola, construindo-se como meio permanente da prática democrática e participativa nos aspectos consultivo, deliberativo e fiscalizador. É o órgão gestor que cria mecanismos de participação efetiva e democrática da comunidade escolar, desde a definição da programação e aplicação de recursos financeiros, do projeto político-administrativo-pedagógico, da eleboração e alteração do Regimento escolar, da definição do calendário escolar, observando a legislação vigente.
Realizada a cada dois anos, a eleição para Conselhos Escolares nas escolas públicas municipais busca a comunidade escolar para junto à direção garantir uma gestão efetivamente democrática. Atualmente podem votar todos os alunos maiores de doze anos, os pais do aluno menor de dezesseis anos, todos os professores e todos os funcionários da escola.
Por isso, procure saber na escola municipal onde seu filho estuda como está o andamento para a formação do Conselho Escolar e apresente-se como candidato a participar da eleição de escolha dos membros, afinal a importância da comunidade é essencial.
A Secretaria Muncipal, empenhada nessa tarefa por uma educação democrática e de qualidade, deu aos diretores de escola prazo até dia 17 de julho para apresentarem relatórios e atas de reuniões confirmando a formação dos conselhos escolares.
Estamos em direção ao progresso.