Desmistificando a Prova Brasil

A Prova Brasil foi criada em 2008 e trata-se de um instrumento de avaliação que tem por objetivo possibilitar a realização de um diagnóstico do nível de alfabetização das crianças das redes públicas de ensino após um ano de escolaridade. Dessa forma, a prova é aplicada aos alunos matriculados no segundo ano de escolarização em dois momentos: no início e no final do ano letivo.
As provas são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e distribuídas a todas as secretarias de educação pelo Ministério da Educação (MEC). A aplicação da provinha é voluntária e deve ser coordenada pelas redes estaduais e municipais de educação. A correção das provas e utilização dos resultados também é atribuição das redes.
Ela é a principal avaliação do rendimento das escolas públicas do país. Parte integrante do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a prova - que checa as habilidades essenciais em Língua Portuguesa e Matemática - é considerada pelos especialistas um instrumento essencial para o avanço da qualidade do ensino. Apesar disso, a maioria dos professores a vê como uma caixa-preta: afinal, o que ela avalia e como trabalhar essas competências em sala de aula?
A dúvida é o resultado da estratégia usada até agora pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC) de não divulgar todas as questões. Os educadores tinham acesso apenas à descrição de habilidades e competências avaliadas, mas não sabiam como eram abordadas. A razão é a metodologia usada: a Teoria da Resposta ao Item (TRI), que exige a repetição de perguntas para que haja uma série de comparação. As que têm de ser repetidas continuarão restritas. As demais serão divulgadas.
A Prova Brasil é baseada nos currículos propostos por redes estaduais e municipais, já que no país não há um currículo nacional. Uma comissão do MEC examinou o material, identificando pontos convergentes - o que deu origem a uma matriz de referência (entregue a todas as escolas pelo MEC em abril), que não elenca conteúdos, mas competências e habilidades.
Essas capacidades são apresentadas na prova por meio de descritores, que, como o nome indica, descrevem o que a garotada precisa dominar. Essas habilidades são o mínimo que os alunos precisam saber. Sem isso, não podem ser considerados aptos nas duas disciplinas.
Em relação à matemática, a prova destaca (de acordo com os PCNs), quatro blocos de conteúdos: Espaço e Forma, Números e Operações, Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Todos serviram de base para a criação de 28 descritores, que, como o próprio nome revela, descrevem as habilidades e competências a serem testadas. O maior número deles se refere ao bloco Números e Operações. Em geral, os conteúdos desse tema são os mais trabalhados em sala nos quatro anos iniciais. Na Prova Brasil, no entanto, as questões referentes aos quatro blocos são distribuídas de forma equilibrada.
Para medir os níveis de aprendizagem, a avaliação propõe questões com diferentes graus de dificuldade mesmo dentro de um mesmo descritor. Com isso, é possível saber até onde a formação foi aprofundada. As questões são de múltipla escolha e as crianças têm que indicar a correta entre quatro ou cinco alternativas apresentadas.
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Descritores da Língua Portuguesa

D1 Localizar informações explicitas no texto
D2 Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade dele
D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão
D4 Inferir uma informação implícita em um texto
D5 Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).
D6 Identificar o tema de um texto
D7 Identificar o conflito gerador do enredo e os elementos que constroem a narrativa
D8 Estabelecer relação de causa e conseqüência entre partes e elementos do texto
D9 Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros
D10 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto
D11 Distinguir um fato da opinião relativa deste fato
D12 Estabelecer relações lógico discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.
D13 Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados
D14 Identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações
D15 Reconhecer diferentes formas de tratar informação na comparação de textos que tratam do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido
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Descritores da Matemática
Espaço e Forma
D1 Identificar a localização/ movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas
D2 Identificar propriedades comuns e diferenças entre poliedros e corpos redondos, relacionando figuras tridimensionais com suas planificações
D3 Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados e pelos tipos de ângulos
D4 Identificar quadriláteros observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes, perpendiculares)
D5 Reconhecer a conservação ou modificação de medidas do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas
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Grandezas e Medidas
D6 Estimular a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não
D7 Resolver problemas significativos utilizando unidades de medidas padronizadas como km / m / cm /mm, kg /g / mg, l / ml
D8 Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo
D9 Estabelecer relações entre o horário de início e término e/ou o intervalo da duração de um evento ou acontecimento
D10 Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em função de seus valores
D11 Resolver problemas envolvendo o calculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas
D12 Resolver problemas envolvendo o cálculo ou a estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas
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Números e Operações
D13 Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos e trocas na base 10 e principio do valor posicional
D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica
D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens
D16 Reconhecer a composição e decomposição de números naturais em sua forma polinomial
D17 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais
D18 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais
D19 Resolver problemas com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou subtração: juntar, alteração de um estado inicial (positiva ou negativa), comparação e mais de uma transformação (positiva ou negativa)
D20 Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou divisão: multiplicação comparativa, idéia de proporcionalidade, configuração retangular e combinatória
D21 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional
D22 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica
D23 Resolver problemas utilizando a escrita decimal de células e moedas do sistema monetário brasileiro
D24 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados
D25 Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal envolvendo diferentes significados da adição ou subtração
D26 Resolver problemas envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%)
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Tratamento da Informação
D27 Ler informações e dados apresentados em tabelas
D28 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente em gráficos de colunas)