TARUMIRIM IMPLANTA O CIDADÃO NOTA DEZ

O Programa Cidadão Nota Dez é uma política pública estruturada em torno do controle e combate aos altos índices de analfabetismo da região dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas, área de atuação da secretaria de Estado Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas-Sedvan e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais–Idene. Abrange os 188 municípios que compõem a região e promove um dos maiores sinais de convergência entre federação, estado, municípios e sociedade civil, articulado pelos atores institucionais, políticos e sociais do território.Tendo como princípio o estabelecimento de mecanismos colegiados de gestão e efetivo controle social, as representações institucionais, tradições religiosas e organizações sociais do Território Norte e Nordeste de Minas Gerais, organizam-se de forma inovadora em 15 MESAS DE GESTÃO PARTICIPATIVA, propiciando as condições para implementação de uma sólida rede de Governança Social na região, visando o fortalecimento de seu tecido social.Contribui, ainda para a elevação do IDH destas regiões, por meio da redução do analfabetismo funcional e absoluto de cidadãos acima de 15 anos, e educa para a conscientização e vivência da cidadania ativa da participação social, por meio da criação de projetos de desenvolvimento comunitário e geração de trabalho e renda.
O Programa Cidadão Nota Dez, aliado ao Programa Brasil Alfabetizado e ao Programa Fome Zero, já foi implantado no Município de Tarumirim através da Secretaria Municipal de Educação.
Tal Programa tem como objetivo diminuir o índice de analfabetismo e promover a inclusão social das pessoas que no tempo certo não tiveram a oportunidade ou condições de ir à escola e ser alfabetizado.
No município de Tarumirim cerca de 100 pessoas já estão no Programa. Iniciaram suas aulas em maio. Tem turmas dentro da cidade e também nos distritos e povoados. Neste ano as inscrições já encerraram, mas para 2011 pretendemos estender ainda mais o Programa e alcançar o dobro de pessoas que foram beneficiadas neste ano.
Isso é uma coisa maravilhosa! Pessoas que não sabem ler e escrever e que já estão fora do tempo de participar da escola normal agora têm a chance de aprender a ler e escrever e deixar para trás aquela idéia de fazer parte do percentual de brasileiros que são considerados analfabetos. Isso é uma valorização muito grande do ser humano.
O Programa Cidadão Nota Dez entende que nunca é tarde para aprender, para se tornar um cidadão completo. Ele foi criado para pessoas acima de 15 anos e não tem limite de idade, ou seja, acima de 15 anos qualquer pessoa que não é alfabetizada pode entrar para o Programa.
Cada fase do programa tem duração média de oito meses e usa o método “Ver, julgar, agir e rever”, do educador Paulo Freire. São trabalhadas práticas pedagógicas de acordo com o contexto sócio-cultural dos alunos que, em sua maioria, são idosos e de baixa renda.Para conhecer mais sobre o Cidadão Nota Dez e também quando serão feitas as novas turmas procure a Secretaria Municipal de Educação. E se você conhece alguém que pode ser beneficiado pelo programa procure-nos que iremos fazer uma visita a essa pessoa. Queremos um município com todas as pessoas alfabetizadas.

SME/TARUMIRIM