A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Fundação Pitágoras, implanta na rede municipal de educação de Tarumirim o Sistema de Gestão Integrado.
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é um modelo gerencial que une os esforços de todos os que trabalham ou estudam num sistema público de ensino, visando o alto desempenho dos alunos. É uma forma de trabalhar que objetiva transformar uma escola, ou rede escolar, num sistema de alto desempenho.
A essência do SGI é integrar o trabalho de um sistema de ensino para garantir que, do Secretário de Educação até o aluno individual, todos estejam na mesma página, falando a mesma língua. Ou seja: que as diretrizes educacionais da Secretaria sejam a principal agenda dos dirigentes escolares; que as diretrizes da escola sejam a agenda número um das classes, e assim sucessivamente. A integração garante, por exemplo, que o desenvolvimento de habilidades importantes como leitura e escrita tenha contribuições vigorosas de mais pessoas, em diferentes níveis funcionais, do que apenas do professor na sala de aula.
Resumindo: um sistema está integrado quando o foco está claro (explicitado, comunicado, compreendido, incorporado) e quando todos jogam suas ações e talentos na direção do foco comum. Para integrar um sistema de ensino, duas variáveis devem estar em curso: o alinhamento e o desdobramento.
O SGI alinha o trabalho da SME com o de cada escola da rede, o de cada escola com suas diversas classes, e o da classe com a aprendizagem de cada aluno. Os pais são envolvidos, aprendendo a dar, em casa, a contribuição que faz a diferença na aprendizagem dos filhos. Na essência, todos esses sistemas: SME --- ESCOLA --- CLASSE --- ALUNO (= APRENDIZAGEM), têm de estar alinhados, cada um desdobrando o foco do sistema imediatamente menor.
O alinhamento começa com a SME definindo sua finalidade; traduzindo essa finalidade em metas a serem desdobradas por todos, da própria SME ao aluno. Indicando medidas para todas as metas, que são usadas para monitorar o progresso. Finalmente, a SME define suas principais estratégias, ou linhas de ação.
Cada escola, em seguida, desdobra essas direções da SME, usando localmente as estratégias para atingir cada uma das metas. Para isso, colocam times de meta em campo, promovem o melhoramento contínuo dos processos, etc., sempre focando o apoio ao professor na sala de aula. Cada classe, por sua vez, desdobra as diretrizes estratégicas da escola, definindo missão, metas e planos de ação da classe. Os alunos, finalmente, têm missão e metas pessoais contribuindo com as da classe, monitoram o seu progresso individual, têm planos de ação pessoais, etc. - assumindo para valer a gestão de sua aprendizagem
Fonte: http://www.fundacaopitagoras.com.br
O Sistema de Gestão Integrado (SGI) é um modelo gerencial que une os esforços de todos os que trabalham ou estudam num sistema público de ensino, visando o alto desempenho dos alunos. É uma forma de trabalhar que objetiva transformar uma escola, ou rede escolar, num sistema de alto desempenho.
A essência do SGI é integrar o trabalho de um sistema de ensino para garantir que, do Secretário de Educação até o aluno individual, todos estejam na mesma página, falando a mesma língua. Ou seja: que as diretrizes educacionais da Secretaria sejam a principal agenda dos dirigentes escolares; que as diretrizes da escola sejam a agenda número um das classes, e assim sucessivamente. A integração garante, por exemplo, que o desenvolvimento de habilidades importantes como leitura e escrita tenha contribuições vigorosas de mais pessoas, em diferentes níveis funcionais, do que apenas do professor na sala de aula.
Resumindo: um sistema está integrado quando o foco está claro (explicitado, comunicado, compreendido, incorporado) e quando todos jogam suas ações e talentos na direção do foco comum. Para integrar um sistema de ensino, duas variáveis devem estar em curso: o alinhamento e o desdobramento.
O SGI alinha o trabalho da SME com o de cada escola da rede, o de cada escola com suas diversas classes, e o da classe com a aprendizagem de cada aluno. Os pais são envolvidos, aprendendo a dar, em casa, a contribuição que faz a diferença na aprendizagem dos filhos. Na essência, todos esses sistemas: SME --- ESCOLA --- CLASSE --- ALUNO (= APRENDIZAGEM), têm de estar alinhados, cada um desdobrando o foco do sistema imediatamente menor.
O alinhamento começa com a SME definindo sua finalidade; traduzindo essa finalidade em metas a serem desdobradas por todos, da própria SME ao aluno. Indicando medidas para todas as metas, que são usadas para monitorar o progresso. Finalmente, a SME define suas principais estratégias, ou linhas de ação.
Cada escola, em seguida, desdobra essas direções da SME, usando localmente as estratégias para atingir cada uma das metas. Para isso, colocam times de meta em campo, promovem o melhoramento contínuo dos processos, etc., sempre focando o apoio ao professor na sala de aula. Cada classe, por sua vez, desdobra as diretrizes estratégicas da escola, definindo missão, metas e planos de ação da classe. Os alunos, finalmente, têm missão e metas pessoais contribuindo com as da classe, monitoram o seu progresso individual, têm planos de ação pessoais, etc. - assumindo para valer a gestão de sua aprendizagem
Fonte: http://www.fundacaopitagoras.com.br