Governo municipal elabora Plano de Ações Articuladas da educação (PAR) e o envia ao Ministério da Educação para análise.

Atualmente, qualquer município que pretenda receber recurso e assistência do Ministério da Educação – MEC, e do fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, precisa elaborar um planejamento da sua rede de educação, conhecido como Plano de Ações Articuladas, PAR Municipal.
Capa do PAR de Tarumirim enviado ao MEC
O Plano de Ações Articuladas é um instrumento de planejamento da educação por um período de quatro anos. É um plano estratégico e requisito necessário para o recebimento de assistência técnica e financeira do MEC/FNDE, de acordo com a Resolução/CD/FNDE n° 14 de 08 de junho de 2012.
No mês de agosto deste ano Tarumirim concluiu o seu Plano e o enviou ao Ministério da Educação para análise. 
Mas qual a importância desse instrumento para o nosso município? Neste plano está o retrato da educação municipal, sua realidade, desafios e perspectivas de trabalho. Por meio dele, o município coloca sob analise seus pedidos de mais veículos para o transporte escolar, solicitação de recursos para construção de escolas, para a compra de mobiliários, recursos para capacitações de professores, montagens de salas de informática, laboratórios científicos etc.
Nos meses de agosto e novembro de 2013, através deste Plano o município já foi contemplado com mais de R$165.000,00 para a compra de mobiliários para a creche e escolas municipais.
O governo municipal está muito confiante que, ao serem analisadas todas as demandas previstas no PAR municipal, mais recursos chegue para a educação de Tarumirim.

Secretaria Municipal de Educação de Tarumirim