Professores de Tarumirim concluem a primeira etapa da capacitação do PNAIC

Desde a implantação do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na cidade de Tarumirim, professores da rede municipal de educação estão participando de um processo de formação continuada, com foco na alfabetização. Eles se reúnem de acordo com calendário previamente definido, cerca de dois encontros mensais, e ficam o dia todo estudando.
O PNAIC é um programa que objetiva principalmente os professores que atuam nos três primeiros anos do ensino fundamental e sua finalidade é o aperfeiçoamento dos professores alfabetizadores.
Com o intuito de estimular a participação e a realização das atividades nas escolas, os professores integrados ao Programa recebem bolsa de R$200,00 reais mensais. Esse recurso vem do governo federal, através de um Convênio entre o Município de Tarumirim e o Ministério da Educação. O dinheiro é depositado diretamente na conta do professor estudante, desde que sua participação nas capacitações e desenvolvimento das atividades atenda aos requisitos do Programa. 
Os demais professores e pedagogos, que não foram incluídos nesse Programa, mas que estão participando integralmente, recebem esse tempo de estudos em forma de hora extraordinária, pois trata-se de atividades afetas ao seu trabalho. E também porque é grande o interesse da Secretaria Municipal que todos participem, pois se trata de uma capacitação muito importante. Segundo relatam alguns professores que participam das capacitações, o material é muito bom, as capacitações são muito bem preparadas e o que eles aprendem ajuda muito na sala de aula.
No dia 14 de dezembro, Tarumirim realiza a conclusão da primeira etapa das capacitações e o retorno aos trabalhos será a partir de fevereiro de 2014.

Secretaria Municipal de Educação de Tarumirim